Não sei porque nem como, nem quando começou... até achei que era por causa da TPM, mas tenho conversado com amigos e amigas e constatei: há um mal estar geral que esta rondando todos os ares.
Achei no começo que era pelo desentendimento que tive com alguns amigos, mas até esses desentendimentos não tinham muita lógica. Hoje eu tentei me lembrar do que lia e ouvia sobre o mal estar da pós-modernidade na faculdade, mas não consegui. Acho que nenhuma teoria acadêmica poderia explicar isso de verdade. Os muros da faculdade limitam demais a realidade dela, que está fora da realidade da vida.
Comecei a concluir algumas coisas, talvez pela experiência vivida, talvez pelas vozes dos bons professores daquele lugar limitado que ainda me soan na cabeça. Acho que esse mal estar provém da teoria de que tudo que fazemos volta pra nós. Não, não estou dizendo que você seja mal, nem eu. Somos todos em desigual medida, responsáveis pelo mal do mundo. Nossa preocupação com o eu, com o próprio. A competição eterna, a busca pelas causas pelas quais temos que dar a vida. A falta de algo portentoso que contar. Talvez só agora eu possa olhar com um pouco mais de compreensão aquele namorado mentiroso que inventava para ele um mundo. A existência ás vezes, é pesada demais. E não há Kafkas, Saramagos ou outros que bastem. Literatura é bom, por isso, cada um inventa a sua.
Acho que esse mal estar é falta de Fé. Fé em Deus, num criador, no Universo... em qualquer ser que seja maior do que a nossa pequenice mesquinha. Que seja maior do que nosso falho caráter. Não é possível que tudo acabe em nós. Se eu pensasse que acaba, ia me desesperar mais.
Não sei onde tudo vai dar. Talvez ainda reste uma esperança de que algo mude na atmosfera do mundo*, antes que ele se acabe. Talvez seja apenas a TPM que hoje está mais forte. Esperança....
* mundo: palavra que designa aquilo de que são formados os seres humanos.
Ass. Penélope
Eu não digo que é uma questão de Fé, pois tenho uma Fé Inabalável em minha vida e tudo que vem pela frente, mas temos que entender que somos seres humanos passíveis de erros e de nos sentirmos assim, como Vc, Eu, o vizinho e tantos por aí!
ResponderExcluirA única coisa que podemos fazer a respeito é permitirmos ficar assim somente um dia, nada além disso! Não faz bem, nem pra alma nem pro coração. Acredite mais em si, tudo que acontece ao seu redor é para o seu próprio crescimento, a vida é feita disso.
Tenha calma, tudo ficará bem, ou como diz a minha Comu do Orkut ou o trecho da música:
"A Fé que me faz otimista demais!"
Bjobjo